Rua do Moinho do Rei, 3, 3150-120 Condeixa-a Nova +351965204422

E que tal uma experiência gastronómica única? Se estamos em plenas rotas românicas, porque não uma fusão ao estilo asiático, um Sushi Romano, confeccionado com os melhores produtos da região – Peixe fresco da Figueira, frutas e legumes do mercado de Condeixa?

Não quisemos deixar de testar este conceito e nos Idos de Maio (não de Março…) viemos para Alcabideque decididos a pôr à prova (literalmente) uma nova e ousada aventura!

Começando pela selecção dos ingredientes, com uma visita madrugadora ao Mercado Municipal de Condeixa, pudemos escolher o salmão mais fresco, encomendar o melhor atum (que nos vieram entregar a casa, que luxo!), o robalo de mar em filetes e os legumes e frutas de eleição – manga, morango, kiwi, lima, pepino e cebolinho.

Depois, foi o montar da bancada de trabalho, com recurso a muita criatividade e imaginação – esta refeição era uma surpresa…

Ainda conseguimos passar despercebidos até começar a cozinhar o arroz (para Sushi, está bem de ver, confeccionado com todos os preceitos…e dedicada atenção).

Foi nessa altura que surgiu um saco escondido com alguns utensilios e complementos… A esteira e as folhas de noori, os diversos molhos e condimentos (segredos do chef…), o molho de soja, wasabi e gengibre, toda uma parafernália que não deixou margem para dúvidas…

Em ambiente descontraido, típico de um final de Maio solarengo, lá se foram confeccionando os rolos e o sashimi, com paciência, mestria e dedicação.

E, pouco a pouco, rolo a rolo, lá foi tomando forma o nosso Sushi Romano de Alcabideque…

Servido em recipientes típicos de barro e cerâmica, ao jeito regional, acompanhado com um bom vinho ou com chá, disfrutámos de um verdadeiro repasto pleno de sabores que deliciou os convivas. Entre as peças tradicionais – sushi de peixe, sashimi e as de fusão – com fruta ou combinando fruta e peixe, entre os hosomaki (rolo de alga noori) e os uramaki (arroz por fora e alga noorin por dentro) foi possível agradar a Gregos e a Troianos…

Experiência sob consulta – Contacte-nos para confirmar disponibilidade e preços.

0

E foi ao fim de três anos, no final de Julho de 2020, que inaugurámos a nova piscina para usufruto dos hóspedes da Casa da Azenha Castellvm, um projeto alimentado há muito!

Piscina e envolvente

É uma piscina de água salgada, ladeada por relvado sintético e localizada dentro da Quinta, por trás da Casa da Azenha Castellvm. Dispõe de chuveiro de apoio, junto à casa principal.

Vista da piscina do lado da Casa principal

Os hóspedes também podem usufruir do alpendre existente, em frente à piscina, onde está colocada uma mesa e algumas cadeiras.

Zona da piscina – Casa da Azenha Castellvm ao fundo.

O horário de utilização é definido em função da presença dos proprietários, sempre respeitando as regras de distanciamento social e boas práticas de higiene recomendadas pelo SNS para rpevenção do Covid-19.

[bookingcalendar]

0

Experiência

Um ótimo passeio pedrestre ou em bicicleta para estar em contacto cm a Natureza seguindo o caminho românico ancestral entre a Nascente de Alcabideque e as Ruínas de Conímbriga.

Saindo do Castellvm de Alcabideque, seguindo as indicações do percurso ao mesmo tempo que apreciamos a paisagem e os ruidos que nos envolvem, desde o restolhar da vegetação, o chilrear dos pássaros, o ruído da água da Ribeira de Alcabideque na arte inicial do percurso junto à pequena ponte na base da serra. E apreciando pequenos detalhes arquitectónicos que aqui e ali vão salpicando a vista.

É uma pequena estrada que contorna a serra e serpenteia até ao cruzamento da saída Este de Condeixa, para fazer os últimos metros e passar por baixo da estrada nacional e chegar às portas de Conímbriga. Parte do percurso final interecta a antiga estrada romana que ligava Olissipo a Bracara Augusta…A Via Romana que vinda de Sul, atravessava o centro de Conímbriga!

É um percurso de dificuldade fácil, com cerca de 3 km que se faz perfeitamente em praticamente qualquer altura do ano.

E, ao chegar a Conímbriga ainda pode aproveitar para visitar as Ruínas e o Museu Etnográfico, apaziguar a sede e a fome na Cafetaria/Restaurante e então optar por regressar pelo mesmo caminho a Alcabideque ou continuar para Condeixa e visitar o Museu P.O.R.O.S. Portugal Romano.

Vai certamente dar por bem aproveitado seu o tempo e sentir um pouco da História destes lugares simples, criando as suas próprias memórias de vida!

0