Da Nascente de Alcabideque e às Ruinas de Conímbriga
Que tal uma visita ao passado? Mesmo, mesmo muito atrás?
É absolutamente recomendado começar por fazer uma visita às Ruinas de Conímbriga e ao seu Museu Etnográfico para começar a compreender um pouco das nossas origens, desde as comunidades pré romanas, passando pela ascenção apogeu e declínio desta nobre cidade.
Sabia que apesar de existirem muitas evidências da História que se conta, ainda falta escavar cerca de 65% da área da grande Conímbriga?
E que o Castellvm de Alcabideque era só o inicio de um percurso de 3550m que levava a água da Nascente de Alcabideque até ao Castellvm de Conímbriga, onde esta era distribuida por toda a cidade?
Estas e outras curiosidades podem ser vistas e lidas nesta experiência fantástica, começando por um passeio entre Alcabideque e Conímbriga, visita a estas Ruinas e ao Museu Monográfico. Uma manhã bem passada! Mas depois, temos a gastronomia da região, tanto no restaurante das ruinas como no Centro de Condeixa, saciamos o apetite e ficamos prontos para novas aventuras.
O Portugal Romano
Gostava de saber como era a vida no tempo dos Romanos?E sentir esse mundo como se estivesse lá? Quer ficar a saber o que perdura aos dias de hoje do seu legado?
Está na altura de fazer uma visita imersiva ao Museu P.O.R.O.S em Condeixa, onde vai entrar na Máquina do Tempo e recuar até ao tempo dos Romanos na Península Ibérica. Ao saber como pensavam, como viviam, como se organizava a sua sociedade, as suas cidades, os seus exércitos, como e o que produziam e como se alimentavam os Romanos, vai ter algumas revelações surprendentes…
Aqui também vai ver a reconstrução virtual do que poderá ter sido a bela cidade de Conímbriga…
E voltar a constatar a importância da pequena nascente de Alcabideque para a subsistência e desenvolvimento da influência romana nas Terras de Sicó. E certamente que a viagem lhe abriu o apetite! Deiicie-se então com uma escarpiada, doce típico da região ou, se pretender uma refição mais substancial, prove o cabrito assado em forno de lenha, que o deixará retemperado para os passeios seguintes.
As Casas Nobres e o Centro de Condeixa.
Testemunhos de outros tempos referem-se a Condeixa como o lugar com mais casas nobres de todo o País. Assim, para além de uma visita ao Centro e Núcleo Histórico e à Igreja Matriz, pode visitar os quatro palácios mais distintos do Concelho, o Palácio Sotto Mayor, o Palácio dos Sás, o Palácio dos Figueiredos e o Palácio do Conde de Podentes e outros transformados em Unidades Hoteleiras, tal como a Pousada de Condeixa Coimbra e o Paço da Ega. Neste passeio, há ainda tempo para espreitar o património cultural do Concelho, visitando a Casa Museu Fernando Namora e a Galeria Manuela Filipe.